Homus


  • 400g de grão-de-bico
  • 3 colheres sopa de tahine
  • 3 dentes de alho amassados
  • 5 colheres sopa de suco de limão
  • 3 colheres sopa azeite-extra virgem
  • pimenta-síria a gosto
  • sal a gosto
"Eu sempre gostei de cozinhar e uma das primeiras pastas que aprendi foi fazer HOMUS, ADORO comer com pães, biscoitos salgados, pão de queijo, em saladas e com figo roxo.
Minha mãe me ensinou a deixar de molho o grão de bico de um dia para o outro, mas aprendi uma técnica bem legal, eu lavo bem o grão de bico, depois coloco na panela de pressão e coloco água até uns três a quatro dedos acima do grão, levo para ferver com a panela destampada. 
Quando atingir a fervura desligo o fogo e ai eu tampo, deixando por 30 a 40 minutos fechado fora do fogo.
Assim que o tempo atingir os 40 minutos, eu abro a panela e verifico a dureza do grão e completo com água e novamente deixo de água uns 4 dedos acima do grão, fecho a panela e levo ao fogo baixo novamente deixando pegar pegar pressão dessa vez, ai deixo cozinhando por 30 minutos, retiro do fogo e verifico a dureza do grão, precisando voltar ao fogo novamente, completo de novo a panela com água e levo mais 30 minutos em pressão.
Estando macio os grãos eu retiro da panela, e me lembro que minha mãe me fazia descascar todo o grão para fazer a pasta, neste caso a PASSA POMODORO MASTER, ira fazer este serviço (OBAAAAAA!!!!!!!!!!!!!), assim coloco o grão de bico escorrido na máquina e ai fica fácil e só virar a manivela e o PURÊ de grão de bico de um lado e a pele ou casca como você quiser chamar, sai pelo outro.
Pegue o purê e tempere com o alho amassado, se preferir cozinhe juntamente com o grão e depois processe na PASSA POMODORO MASTER.
Adicione o suco de limão, o azeite, a pimenta síria e o sal e mexa até homogenizar.  
Depois disso é só comer.......tem um Pão Sírio ai......

Comentários